lunes, 1 de diciembre de 2014

RE: [arje] Mirabilia 19 (2014/2). Nicolau de Cusa (1401-1464) em Diálogo




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From: arje@yahoogroups.com
Date: Mon, 1 Dec 2014 10:00:05 -0200
Subject: [arje] Mirabilia 19 (2014/2). Nicolau de Cusa (1401-1464) em Diálogo

 

COSTA, Ricardo da e SANTOS, Bento Silva (orgs.). Mirabilia 19 (2014/2). Nicolau de Cusa (1401-1464) em Diálogo.

http://www.revistamirabilia.com/issues/mirabilia-19-2014-2

THEMATIC NUMBER

1. "Time, History, and Providence in the Philosophy of Nicholas of Cusa"
Jason ALEKSANDER (Saint Xavier University)

2. "Nicolau de Cusa em diálogo no ano de 1453: dimensão teatral e carácter dialógico do De pace fidei e do De visione Dei"
João Maria ANDRÉ (Universidade de Coimbra, Portugal)

3. "Conocimiento del hombre y de la ignorância de Dios en la enseñanza de Gregorio de Nisa y Nicolás de Cusa"
Eirini ARTEMI (Archdiocese of Athens)

4. "Interreligious Dialogue before and after Nicholas of Cusa: an Exegetical Approach"
Marica COSTIGLIOLO (Università degli Studi di Genova, Italia)

5. "Nicolás de Cusa en diálogo con sus fuentes: la re-definición del platonismo"
Claudia D'AMICO (Universidad de Buenos Aires-Universidad Nacional de La Plata-CONICET)

6. "Consideraciones en torno del De genesi de Nicolás de Cusa. Pensar más allá de la coincidentia oppositorum a la luz de lo idem"
José GONZÁLEZ RÍOS (UBA)

7. "La concepción metafísica de Nicolás de Cusa, en sí misma y en relación con la escolástica aristotélica (Tomás de Aquino) y la subjetividad moderna (Walter Schulz)"
Jorge Mario MACHETTA (Universidad del Salvador - Buenos Aires)

8. "L'omnivoyant de Nicolas de Cues: tableau ou icône?"
Anca MANOLESCU (Universitatea din Bucureşti – UB)

9. "O Amor como a maior das virtudes nos Sermões de Nicolau de Cusa"
Maria Simone Marinho NOGUEIRA (UEPB)

10. "Possest: indicações para se pensar a relacionalidade do princípio em Nicolau de Cusa"
José TEIXEIRA NETO (UERN)

ARTICLES

11. "A relação entre riqueza, timē, axia e moira nos poemas homéricos"
Adriana Santos TABOSA (Universidade Estadual de Feira de Santana)

12. "Administração imperial e aquisição de poder na Antiguidade Tardia: agentes de poder sob a ótica de Sinésio"
José Petrúcio de FARIAS JUNIOR (UNIFAP)

13. "Alberto Magno e o tratado De Prudentia"
Matteo RASCHIETTI (UNESP/Marília)

14. "A poética do amor em O Romance da Rosa"
Ruy de Oliveira ANDRADE FILHO (UNESP/Assis) e Luiz Fernando ALVES

15. "A Proposta de uma Ciência Universal na Arte Breve (1308) de Ramon Llull"
Fabricia dos Santos GIUBERTI (IBEJES/Instituto Bernhard Johnson de Ensino Superior)

16. "Saint Vincent Ferrer in Valencian popular imaginary: a ethnopoetics approach to narrative cycle of Vincentians miracles"
Joan Borja i Sanz (Universitat d'Alacant)

REWIEW

17. "SANTOS, Dominique V. C., Patrício: A Construção da Imagem de um Santo/ How the Historical Patrick was Transformed into the St. Patrick of Religious Faith. Leswiston, Queenston e Lampter: The Edwin Mellen Press, 2013"
Elaine C. S. Pereira FARRELL (University College Dublin, (UCD)

18. "Dr. Badia i Margarit, in memoriam"
María Luisa ORDÓÑEZ LLANOS (UNED) e Maria Mercè MONTAGUT i BARBARÀ (Universidad de Barcelona).
 
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Prof. Dr. Ricardo da Costa (Ufes)
Site: www.ricardocosta.com
Revista Mirabilia (dir.): www.revistamirabilia.com 
Professor:
Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES (DTAM): http://www.car.ufes.br/dtam
(Coordenador) Mestrado de Artes da UFES (PPGA): www.artes.ufes.br
Mestrado de Filosofia da UFES (PPGFIL): www.fil.ufes.br
Doutorado internacional (à distância) do Institut Superior d'Investigació Cooperativa IVITRA [ISIC-2012-022] "Transferencias Interculturales e Históricas en la Europa Medieval Mediterránea": http://www.ivitra.ua.es/doctorado/doctorado.htm

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"Sócrates, que reduziu toda a Filosofia à Ética, dizia que a suprema sabedoria consistia em distinguir o bem do mal. 'Se a minha autoridade tem para ti algum valor' – dizia ele – 'pratica a moral para poderes ser feliz, e não te importes que fulano ou cicrano te ache estúpido. Deixa que os outros te ofendam e te injuriem; desde que possuas a virtude em nada serás lesado por isso. Se queres ser feliz, se queres ser um homem de bem e digno de confiança, não te importes que os outros te desprezem!' Ninguém conseguirá atingir este nível se previamente não tiver negado qualquer valor a tudo o mais, se não tiver colocado todos os bens em pé de igualdade - porque não existe bem onde não há moral, e a moral é sempre a mesma em todas as circunstâncias." Sêneca, Carta 71 a Lucílio, 7.


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Enviado por: Ricardo da Costa <ricardo@ricardocosta.com>
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