domingo, 1 de junio de 2008

RE: A ADAGA

Mensaje Publicado en
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Muchas Gracias por tu continuo aporte

Entrevista en CX36 con Efraín Chury Iribarne:
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Date: Sun, 1 Jun 2008 01:42:59 -0400
From: co@env7.carteiroxpress.com
To: aplauruguay@hotmail.com
Subject: A ADAGA












Este é o Boletim de Análise de Conjuntura do Cientista Político Bruno Lima Rocha
Estratégia e Análise - Boletim Mensal












A Adaga – boletim eletrônico do portal Estratégia & Análise

1o de Junho de 2008 - madrugada de domingo

Boletim No. 13, 2ª Fase, Ano 2, ISSN 0033-1983


Vila Setembrina dos Farrapos traídos em Porongos; Gran Porto Alegre

Apresentação

Inicio este boletim bilíngüe comentando algo que ocorreu há pouco tempo. Aliás, há pouco mais de 24 hs, ontem, em sala de aula, durante um debate do curso que ministro de Estratégias de Comunicação & Política. Comparando o dever ser com a versão rodrigueana da vida, "a política como ela é", todos em aula nos demos conta de duplo discurso. Um, é o da suposta norma, e é subalterno. Na concretude das ações que levam a CPIs sem fim e gente e estruturas locupletando-se através do controle parcial do Aparelho de Estado terceirizado, a norma é outra. Assim, aquilo que chamamos de anômalo, não é. É a norma real embora velada.

Isto vale em diversas escalas. Vejam bem, a norma real do marco política brasileira analisada de forma singela e quase descritiva. Ao contrário do que proclama a cartilha neoliberal, a função estatal é de servir como fonte de acumulação e desvio de recursos. O governo de turno opera dentro do pacto de continuidade, que por sinal é um tema recorrentemente abordado por este portal e boletim. No caso dos governos estaduais, a situação é a do chamado domínio de enclave, e nesta escala se dão as disputas e fraudes dos consórcios político-eleitorais. A "moral do banqueiro veneziano ou genovês" se expressa na forma concreta, naquilo que transformaram o "gigante adormecido de América".

O país tem três pólos, sendo o governo da União o fiador da dívida e da política econômica. Atua para dentro das fronteiras de uma forma semelhante que o sistema financeiro age no ambiente da ciranda digital globalizada. Se esta não for a plataforma, os alicerces da análise de conjuntura apontando traços estruturantes no Brasil, tudo não passa de fantasia. É como a verba destinada para o SUS, conquista de direitos históricos vilipendiados pela DRU e o caixa único sob controle de um banqueiro. Ou se cumpre a destinação original de 30% da seguridade social brasileira para o maior sistema de saúde público do mundo, ou o SUS e seus "usuários" viverão orando para não morrerem por abandono. Falando em "usuários", clamo aqui aos antepassados desta parte do Sul do Mundo, clamando de volta a norma chula pero sincera da língua. Isto porque, digam-me ó vendedores de livros de auto-ajuda empresarial, tu linguajar do gerencialismo, Maldición del Malinche pós-moderno, quando nós deixarás em paz?

Recordando ao pajador oriental de Cerro Largo, território da Liga Federal de los Pueblos Libres, el Gaúcho Carlos Molina, nos ensinou esta maledicências na forma de uma copla de expurgo das idéias de outros.

"Como me han basteriao los desengaños

hoy ya vengo pegando la "sentada"

si usted quiere ser güey siga el surco

yo elijo el descampao y no la marca"

Bruno Lima Rocha, politólogo com ofício de periodista

Un breve comentario en castellano, seguido de texto inédito, escrito durante la madrugada fría de mediados de otoño, primero de Junio de 2008

Las relaciones que si construyen a través de internet en Latino América son curiosas. Hablo desde la perspectiva de uno que pelea con las palabras todos los días, y que vive de eso. Envío los trabajos de politólogo escribiendo opinión según el oficio de periodista como modesta y contundentemente es mi caso para un lote de gente. Por veces ligamos bien, otras no. Pero, como afirman los opinólogos del lado de allá, hay que ofertar la agenda positiva, por lo tanto, no hablemos sólo de problemas pero sí de soluciones. Bueno, a esto voy.

Un día, haciendo un recorrido por los sitios de opinión, tuve el gran placer y la buena suerte de encontrar al equipo de Barómetro Internacional. Intercambié algunos correos con Miguel Guaglianone (jefe de redacción) y Diego Olivera (director) y me sorprendí positivamente. Algunos meses después y más allá de la contribución enviada y recibida e intercambiada, uno se siente a contento por la identidad del trabajo que si va generando. Ojo, es trabajo hecho a pulmón, arrimando el lomo como cualquier laburante. Nos cabe encarar las ocho horas – o más, muchas más – usando la lengua, el lenguaje y las palabras. Capaz que sea por eso mismo que la identificación va en un aumento.

Digo eso con el acento aprendido escuchando y hablando porque revisando los correos encontré una nota, artículo corto con menos de 4000 caracteres sin espacio, lo había escrito en el día cabal de 8 de octubre de 2007 y es aún inédito. Por eso, decidí publicar acá y hacer circular. Buena lectura y un saludo muy fraterno y sincero para todos los que pelean del lado de acá, organizando ideas y dando forma escrita a este huracán que si genera en nuestro Continente. Abajo sigue el texto

La cosecha de las papas y porotos y los sistemas políticos neoliberales

Escribir este boletín analítico pero con lenguaje más suelto resulta tarea más dura de lo que aparenta. Más allá de la desinformación típica de los medios y de la universidad brasileños, mirando de rodillas p'al norte y de espaldas a los suyos-nuestros vecinos, Latinoamérica hoy está en un momento interesante y crucial. La encrucijada si da porque hay pueblos que de hecho llegaron a un resultado satisfactorio si comparamos con las dos décadas anteriores. De otra parte, esta misma solución a la mitad del camino implica que al recorrer la otra parte puede pasar de todo. Hay peaje todavía y sale caro.

Desde una mirada, la salida para el subdesarrollo y las privatizaciones neoliberales estaría en la combinación de lucha popular y líderes carismáticos. Puede ser, esto si hacemos un análisis de tipo académico y lleno de prejuicios. Hay dos procesos simultáneos en la interna de los movimientos populares, más o menos orgánicos, de Bolivia, Venezuela y Ecuador. Este proceso atiende por un lado a las políticas de Estado, intentando transformar en política pública permanente a las acciones distribución de riqueza. De otro, a partir de esa misma base movilizada, y no por gobiernos, sino por un proceso anterior a los gobiernos aliados mismos, que implica en apuntalar más allá de la conformación de Estados defensores de los intereses de las mayorías.

La receta implica en movilización social en contra del protagonismo del sistema político – como los partidos bolivianos pos-'52 o el Punto Fijo Acción Democrática-Copei venezolanos. Si no hay disposición para derrumbar el sistema político y rellenar la empanada esa con nuevas formas de representación, no hay como llegar ni siquiera a un proceso de reformismo intenso. Eso es lo que no si comprende en muchos lados, Brasil y Chile más que nada.

La cosecha va a ser rica si la pala entra hondo, muy hondo. Si no, van a sacar gusanos no más, y nos las semillas originales de papas y porotos pre-Pizarro y cia. Esta es la cosecha más rica y más cara. Este indicador duele en los politólogos pero la verdad, o una verdad muy verdadera para ser más honesto intelectualmente, tiene que ser dicha. Cuando no dicen, no llega a tener grado de existencia.

Hablando de papas y porotos originales, la senda de la cosecha después de los votos – si es que hay votos – viene la idea de victoria para muchas partes. Es cuando salta la grasa y quema los que están en la cocina política. Perciban que no hay coincidencias – si derrumbó al sistema político y se abrió otro debate, este dentro de la múltiple representación el Asambleas Constituyentes en los tres países nombrados. O sea, en Bolivia, Venezuela y Ecuador, la experiencia cumulada en la última década señala con nitidez que hay agotamiento de la democracia representativa y responsablemente contenida por el mercado de capitales y otros buitres de plantón.

La victoria política atraviesa por lo tanto a los límites de la responsabilidad impuesta por terceros. Perciban que, si fuera por "responsabilidad", José Gervasio jamás dejaría de ser solamente un capitán de blandengues.

Escrito en la Gran Porto Alegre, Rio Grande do Sul, sur de Brasil, en la fecha de 8 de octubre de 2007

Debatendo idéias realizáveis e sem execução

Dedicatória: Estas palavras abaixo são uma muy singela homenagem ao escritor e jornalista paraibano e brasileiro, Edilberto Coutinho. Na opinião deste que escreve, seus livros, como a obra prima "Maracanã Adeus" deveria constar nas salas de aula e nas rodas de leitura de todo o país.

Uma breve hipótese de economia política da informação, comunicação e cultura

Há cerca de uns meses atrás fui convidado a escrever para mais um portal. Entendendo que seria algo despretensioso – tal como foi, até porque para tal lugar não escrevo mais – apliquei o efêmero compromisso para antecipar outro, este de ordem acadêmica. Como tal será pretensioso, tratando-se de pesquisa séria e coordenada por gente capaz a me orientar, entendi que era o momento de largar o tema em pauta. Assim, escrevi quatro artigos curtos tratando de uma hipótese de realização de mídia (no caso aventado, a produção seria audiovisual) no marco de um município ou micro região.

Mirando o assunto da perspectiva da economia política da comunicação, constatei o óbvio. Não há necessidade alguma de renúncia fiscal e é barato e realizável fazer mídia no Brasil, desde que debaixo para cima. Para ampliar a pauta, coloco abaixo os parágrafos iniciais dos três primeiros artigos curtos, sendo que o conteúdo se encontra na seção Artigos de Estratégia & Análise. Dos textos, o 4º manteve-se inédito porque o espaço de origem inexiste. O quarto e último texto, que era inédito, não é mais. Está publicado logo abaixo, nesta Adaga cuja folha é seletiva. Ah, a coluna tinha o nome de Outra Política.

Boa leitura, lembrando: A análise crítica da mídia caminha lado a lado da criação de outras mídias, tão críticas como horizontais.

1º texto

Outra Política: propostas e análise para a vida nos municípios

Propor é mais difícil do que criticar. Mas, propor algo exeqüível é algo ainda mais complicado. As premissas do pensamento neoliberal estão quase sempre ocultas. O problema orçamentário se apresenta como uma caixa preta. As informações estão longe de ser autoexplicativas e assim os poucos brasileiros bem informados vão levando o dia a dia sem entender porque é tão difícil ver uma grande realização. É por causa dessa prática errada e antiética de premissa oculta que vou tentar aqui pôr um grão de areia nas alternativas sócio-político-econômico-culturais.

2º texto

Outra Política: a produção audiovisual no município – 1

Entrando no tema específico do audiovisual, entendo que o incentivo e o envolvimento direto das prefeituras com a produção local é algo inadiável. Vivemos a era da imagem e da polissemia. Na ausência de identidade, os municípios periféricos ou mais pobres vivem uma síndrome de bastardo. Não se reconhecendo como referência em quase nenhum setor da economia, política ou cultura, terminam por perder boa parte de sua mão de obra para outros lugares. Reafirmo que gerar produção audiovisual nestes lugares é urgente e necessário.

3º texto

Outra Política: a produção audiovisual no município - 2

Antes que nada o artigo parte de uma premissa. De que, por mais criatividade que tenha um autor independente, temos nossas mentalidades mediatizadas. Ou seja, a livre criação no audiovisual será tão ou mais repetitiva do padrão da mídia comercial do que uma formação um pouco mais erudita. É neste quesito que entra a importância do apoio aos roteiros.

4º e último texto

22/05/2008

Outra Política: a produção audiovisual no município (3)

Com este artigo, encerro a trilogia da coluna a respeito da "produção audiovisual no âmbito municipal". Na última quinzena, concluía que o gargalo desta proposta está na viabilidade da distribuição dos vídeos e realizações audiovisuais. Distribuir e financiar são problemas estruturais de toda a produção brasileira e latino-americana. Buscar uma saída para este problema é uma das funções do debate e deste colunista.

Recordamos que nas quinzenas anteriores levantamos a hipótese de que um possível Festival ou Mostra (não competitiva) serviria como motivação para construir uma linguagem audiovisual no nível de governo mais básico do país. Pelos cálculos feitos, para uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, haveria 60 escolas municipais, podendo ter em cada uma destas instituições uma média de 1 oficineiro orientando a 25 pessoas iniciadas na realização audiovisual. O produto deste esforço da Mostra ou Festival seria um pacote de curtas de 5', 10' ou 15', cujo montante poderia chegar a 300 obras – indo das mais básicas e experimentais até as semi-profissionais. Este conjunto de obras sairia a um custo de R$30,00 nos três DVDs, visando à venda de 1370 pacotes, para cobrir os custos com mão de obra. Se a venda atingir os 2.000 exemplares a R$30,00 o pacote, o faturamento bruto de R$ 60.000,00 cobriria todos os custos da Mostra ou Festival.

É praticamente impossível imaginar a garantia de venda de 2.000 exemplares de pacote de 3 DVDs com curtas experimentais. Isto porque, como as obras têm origem experimental, e não contam com forte mídia de difusão, é certo que circularão pouco se forem contar apenas com "a mão invisível do mercado". Afirmo que esta premissa é falsa, porque não existe "mão de mercado" a não ser em um nível de economia ainda concorrencial e baixo custo (como na venda de lanches, por exemplo). Esta mão, não é "de mercado" e é bem visível. Parto deste ponto de vista para afirmar que este tipo de realização só é viável se for enquadrado como política pública. A isso me refiro rubrica orçamentária e não Leis de Incentivo à evasão fiscal ou manobras semelhantes para esvaziar o caixa do Estado.

A Constituição prevê que 18% do orçamento federal têm de ser aplicado para a educação. E, para estados e municípios, o valor chega a 25% do bruto. Ou seja, ao invés da "mão invisível que não existe", entendemos que a rubrica devida deva ser a da educação. Produzir cultura não é algo secundário e cada vez mais a capacidade de fazer e criticar a mídia são uma necessidade da civilização contemporânea. Uma forma de entrar na disputa pela circulação de produtos audiovisuais é considerar a produção como material didático, admitir a necessidade de promover a chamada educomunicação e retomar o incentivo às artes da rede pública. Tudo isto sem gerar muitos gastos.

Tomo como base de cálculo para esta viabilidade o mapa político do estado onde resido, o Rio Grande do Sul. Farei uma conta aproximada, considerando uma das 25 associações regionais de municípios afiliadas na Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Estou supondo, sem contas de rigor, que na Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (ASSUDOESTE), onde constam os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Aceguá e Dom Pedrito, num total de 7. Estou supondo que estas administrações tenham um total de 120 escolas municipais, dentre urbanas e rurais, o que dá um volume razoável. Se e caso uma cidade não tenha condições logísticas de realizar uma Mostra, esta pode ser construída dentro de sua Associação regional de municípios. E, para troca e compra de produtos, dentro da rubrica do orçamento da educação, a distribuição e a viabilidade também devem dar-se através de outras associações regionais.

Um exemplo está na associação mais próxima da ASSUDOESTE. Uma das entidades vizinhas desta da Microrregião do Sudoeste RioGrandense é a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). Nesta constam os municípios de Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Barra do Quaraí, Maçambará, Quaraí, Santa Margarida do Sul, São Borja e Uruguaiana, num total de 12.

Uma base possível de conta é dividir os custos de compra na rubrica de material didático dos DVDs entre os municípios da associação vizinha. Assim, entre estas 12 administrações da AMFRO, estaria o rateio de R$60.000,00 dos custos de produtos de uma Mostra, saindo por R$5.000,00 por cada administração. O valor total deve ser adquirido pela associação e rateado o custo de acordo com o número de escolas municipais e aparelhos culturais de cada cidade.

Ampliando a proposta, a distribuição também poderia ser feita por dentro do municipalismo brasileiro, comprometendo-se com a compra a pelo menos uma associação regional de municípios por estado brasileiro. Supondo que uma entidade deste porte tenha 12 administrações, como a AMFRO. Então, bastaria que outras quatro associações de municípios, uma por cada Região (norte, sudeste, centro-oeste e nordeste), além da região sul (já contemplada) ratear a compra e estariam cobertos os gastos. Caso isso venha a ocorrer e os custos seriam divididos em R$ 12.000 por associação de municípios, saindo em média, R$ 1000 por administração. Este valor, dentro da rubrica anual de educação, é simplesmente irrisório.

Entendo que o mecanismo proposto pode se reeditar em outras áreas e ainda dentro da ICC (informação, comunicação e cultura), viabilizando a produção cultural, midiática, a leitura crítica da mídia comercial, os veículos de comunicação social locais e a educação para a mídia (educomunicação). A construção horizontal dessa rede e teia de produção nacional é uma das bases do desenvolvimento do município. A identidade e a produção de discursos projetam o local para outros patamares. A relação direta entre municípios proporciona uma cadeia que atende às necessidades urgentes para fixar as famílias em locais distantes dos grandes centros metropolitanos. Como já disse antes, o "valor agregado" de uma iniciativa como essa é incalculável.













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