sábado, 28 de junio de 2008

RE: Boletim Estratégia e Análise, No. 14, Ano 2, 2a fase, Junho de 2008, ISSN 1983-0033

Mensaje Publicado en
http://forodeleydelacoso.blogspot.com/
Muchas Gracias por tu continuo aporte

Entrevista en Radio AM CX36 1250 Centenario con Efraín Chury Iribarne:
http://mobbingenradio.blogspot.com/

http://relacioneslaboralesgen2008.googlegroups.com/web/aplabanner2op.GIF?gda=O3f0d0IAAAACgEK6LIGL6zWy6zOAcWXvW6wUAeEY7pvQOmLed0FicmG1qiJ7UbTIup-M2XPURDT1Z3s71wWU_FqVrl5FFFZAV4MtxSN5Q9natGb48vMA5Q


Date: Sat, 28 Jun 2008 01:37:15 -0400
From: ec@xpress.carteiroxpress.com
To: aplauruguay@hotmail.com
Subject: Boletim Estratégia e Análise, No. 14, Ano 2, 2a fase, Junho de 2008, ISSN 1983-0033





Estratégia e Análise





Este é o Boletim de Análise de Conjuntura do Cientista Político Bruno Lima Rocha
Estratégia e Análise - Boletim Mensal












A Adaga – boletim eletrônico de análise de conjuntura do portal Estratégia & Análise

 

28 de Junho de 2008 - madrugada de sábado

Boletim No. 13, 2ª Fase, Ano 2, ISSN 1983-0033

 

 

 


Vila Setembrina dos Farrapos traídos em Porongos; Gran Porto Alegre

 

Apresentação

 

 

Retomamos o Boletim realizando nesta edição uma idéia antiga. Sempre foi o intento fazer desse portal também uma fonte de áudios para transmissão radiofônica. Creio que com a insistência e a teimosia de sempre, somadas ao talento da edição de Daniela Soares, estamos conseguindo atingir esta intenção. As Notas de áudio concluem o Boletim que inicia com a difusão do curso Estratégias de Comunicação & Política – em sua segunda edição. A primeira encerrou na última sexta, dia 27 de junho, às 22.15 de uma noite chuvosa. A imagem do cartaz acima é do curso, também editada pela Daniela. A reprodução é livre e a vontade é a de romper com o círculo vicioso do conhecimento que restringe a política ao voto, sendo o candidato produto, o eleitor o consumidor e a moeda de troca a digitação na urna eletrônica. Este curso traduz o fundamento do modelo de análise da interdependência estrutural das esferas fundamentais da sociedade. É teoria pura e aplicada, sem fantasia nem empiria descritiva. Afinal, como dizia um velho bruxo: "a gente analisa é para incidir!"

  

Bruno Lima Rocha, politólogo com ofício de periodista

 

 

Estratégias de Comunicação & Política

Curso de Educação continuada da Unisinos, 2º semestre de 2008, início 22 agosto

 

Para entender o mundo real é preciso ter uma teoria que explique e resolva os problemas

 

Sabe fazer análise de conjuntura? Qual a diferença de manobra, tática, estratégia e objetivo? Quais são os limites da democracia representativa? Como a mídia opera nas decisões estratégicas do país? Qual o papel de entidades empresariais, partidos políticos e movimentos populares nas "arenas democráticas"? Porque o agente econômico precisa do político profissional? É possível controlar o governo eleito? Quem governa? Onde está o poder de fato? Existe democracia participativa sem mídia democrática?

 

Quer os conceitos para responder a estas perguntas? Então este curso é para ti comunicador, militante, ativista, pesquisador ou assessor que opera no Jogo Real da Política como ela é! Estratégias de Comunicação & Política, para quem quer conhecer, escrever e fazer a política muito além do voto!

 

Ministrante: Bruno Lima Rocha (blimarocha@via-rs.net), cientista político e jornalista; articulista com atuação no Rio Grande do Sul, Brasil e América Latina. Editor de Estratégia & Análise (www.estrategiaeanalise.com.br)

 

Coordenação: professor doutor Valério Brittos, Grupo CEPOS – Comunicação, Economia Política e Sociedade

 

Informações e inscrição:

Linha Direta Unisinos, fone/fax (51) 3591-1122

www.unisinos.br/extensao/comunicacao

Hiperlink para a Programação do curso

Contato por email: econtinuada@unisinos.br

 

VAGAS LIMITADAS

Inscrições até 19/08/2008

 

 

 

 

 

Conjuntura do Rio Grande do Sul

 

A crise no Rio Grande e o arsenal necessário contra Yeda

(artigo originalmente publicado na Agência Chasque) 

 

A maior possibilidade que a oposição estadual – situação no plano federal - ainda tem para derrubar a governadora Yeda Crusius é obter uma prova material que ligue sua pessoa física aos desvios e mal uso de verbas públicas. Relatório paralelo, manobras midiático-judiciais, tudo isso é secundário. A CPI finda aos poucos e com o mesmo labirinto da CPI dos cartões corporativos. Tanto lá como cá, o relatório sai oficialista e a bancada oposta grita como pode. O problema de fundo é conseguir uma prova material contra Yeda Crusius. Até agora, tudo não passa de especulação. É preciso aparecer algum dado de movimentação bancária, um depósito, um cheque, ou algo por estilo. Se este dado for um cheque em torno de R$ 2 milhões de reais assinado por alguém do quilate de Delson Martini, eis a abertura do caminho para sua queda.

 

 

 

 

 

Análise Latino Americana

 

Um breve panorama do debate democrático e comunicacional na América Latina

 

As recentes experiências de Poder Popular exercido na América Latina conseguiram retomar um debate que remonta à fratura da 1ª Internacional. Assunto esquecido, o problema da equação da liberdade com a igualdade foi uma das causas do rompimento da Associação Internacional dos Trabalhadores entre os centralistas e os federalistas. Hoje no lado de cá do Atlântico, os limites da democracia de mercado são questionados frontalmente em ao menos três países: Bolívia, Equador e Venezuela.

 

 

 

Intervención económica del accionar imperial, "El agronegocio en Sudamérica" dos artículos para el Barómetro Internacional, con sede en Caracas, Venezuela

 

Soya, La Reina del Sur (1)

El Brasil vive hoy una etapa inversa a la construcción del Estado Nacional Desarrollista. Después de la crisis de 1929, los países de América Latina comenzaron a industrializarse con la política de sustitución de importaciones. Hoy la balanza comercial brasilera se apoya sobre el agronegocio. En este escenario, el cultivo de granos (cereales, leguminososas y oleaginosas) está en ascenso, y la soya es la reina.

 

Soya, La Reina del Sur (2)

El debate de fondo respecto a la soya trata tanto de la soberanía de los países de América Latina (en especial los del Cono Sur) como de la función de los alimentos en el Siglo XXI. En el primer caso, tenemos la repetición de un problema ya conocido, cuando toda la economía de Brasil dependía de la cultura del café. El crack de la bolsa de Nueva Cork en 1929 fue el apogeo de una crisis ya anunciada. No fue por falta de avisos, pero sí con certeza por ausencia de planificación. El Brasil de 2008 es otro. Somos la 11ª economía del mundo, y tenemos experiencia en distintas áreas. Sólo seremos "sorprendidos" como pueblo o nación, si los gobernantes de este país así lo quieren. El asunto es delicado, porque estamos hablando de un sector gigantesco. Todo el agronegocio en Brasil tiene un superávit proyectado entre 55.000 y 60.000 millones de dólares.

 

 

 

 

 

Revista RadiofônicaA Coluna do Rádio de Estratégia & AnáliseRádio Elaopa transmissão 24 hs pela internet

 

Alternativas e variáveis para o impedimento de Yeda Crusius.

O novo jeito de governar não deu certo. As forças políticas situadas mais a esquerda querem que esse jeito novo acabe. Ouça neste áudio as especulações sobre o possível impedimento da atual governadora do Estado do Rio Grande do Sul. 

ouvir »

 

 

 

Paulo Roberto Mendes sob os holofotes da crise de governo.

Paulo Roberto Mendes assume comando geral da Brigada e institui a política de extermínio dos protestos civis. Escute neste áudio um comentário sobre as atitudes recentes da Brigada Militar e de seu Coronel Paulo Mendes.

ouvir »

 

 

 

No ainda governo de Yeda acabou o gerencialismo.

O governo da professora de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está em crise. A necessidade de retomar alianças era urgente antes que houvesse uma debandada geral do governo. Mas a espionagem legal deixou o governo balançaram ainda mais as alianças antes firmadas. Escute neste áudio um comentário sobre a crise de governo no Estado do Rio Grande do Sul.

ouvir »

 

 

 

La cosecha de papas y porongos y lo sistemas politicos neoliberales.

Existem dois processos simultâneos movimentos sociais da Bolívia, Venezuela e Equador. Esta processando atende por um lado as política de Estado, tentando transformar em política pública permanente as ações de distribuição de riqueza. Escute este áudio em castelhano sobre os movimentos sociais na Bolívia, na Venezuela e no Equador.

ouvir »

 

 

 

O suposto tema do desenvolvimento sem freios da Amazônia. Parte 1

A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento, diminui assustadoramente. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Ouça a primeira nota deste portal em castelhano na primeira parte das reflexões acerca da Amazônia. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

 

O suposto tema do desenvolvimento sem freios da Amazônia. Parte 2

A indústria de madeira ilegal está ligada à invasão de terras públicas e áreas protegidas e à abertura de estradas que facilitam o desmatamento e as queimadas para a produção de grãos e gado. Ouça a primeira nota deste portal em castelhano na segunda parte das reflexões acerca da Amazônia. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

 

O suposto tema do desenvolvimento sem freios da Amazônia. Parte 3

A destruição da floresta amazônica pode se tornar irreversível dentro de uma década. Ouça a primeira nota deste portal em castelhano na terceira parte das reflexões acerca da Amazônia. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

 

 

O Que Esta Acontecendo Na Política Gaúcha?

A governadora Yeda é assumidamente neoliberal, pessoa capacitada nas artimanhas de fazer política entreguista em nome de uma suposta modernização. Ouça aqui uma reflexão sobre a política no Rio Grande do Sul. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

 

Geopolitica da celulose. Parte 1

As três principais empresas de celulose em atuação no Rio Grande do Sul doaram juntas mais de meio milhão de Reais para a campanha da então candidata Yeda Crusius ao Governo do Estado. Entre elas, a empresa finlandesa acusada de compra ilegal de terras na faixa de fronteira. Ouça aqui mais um áudio sobre as papeleiras no Rio Grande do Sul. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

 

As papeleiras financiadas por todos nós.

A invasão da celulose, fabricando papel higiênico com a plata de los arigós. Ouça aqui um áudio sobre as papeleiras no Rio Grande do Sul. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

A democracia a moda Colombiana

Se a democracia formal não garante a participação política é porque na Colômbia é mais seguro ser guerrilheiro do que militante de base. Ouça neste áudio um pouco sobre a política Colombiana. Créditos: Música Liberdade e Igualdade; faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

 

 

 

O Cheque-mate de Evo Morales nos Latifundiários de Santa Cruz

Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, Oruro, 26 de Outubro de 1959) é o atual presidente da Bolívia e foilíder do movimento cocalero. Agindo contra a militarização do Chapare, a federação de agricultores defendeu a tradição do cultivo de coca para atender um costume milenar. Ouça neste áudio a análise sobre a situação de Evo Morales na Bolívia. Créditos: Música Liberdade e Igualdade – faixa número do oito do disco Da Fronteira de Edilson Vilagran Martins e Natalina Cardoso.

ouvir »

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 













Início
Perfil
Conselho
Teoria
Consultoria
Publicações
Clássicos
Notas
Artigos
Links
Contato











Caso você não queira mais receber e-mails desse remetente ou se esse e-mail não foi solicitado, clique aqui.

If you do not wish to receive any more e-mails from this sender or if this is an unsolicited e-mail, click here.


Express yourself instantly with MSN Messenger! MSN Messenger

No hay comentarios: